(11) 9 8180-7661
11 2609-1834
contato@helpengenharia.com

25 abr 2017

Como pedir ajuda para o seu professor

Apesar do título desse vídeo parecer ridículo, pedir ajuda para um professor de exatas é muitas vezes um tremendo desafio para o estudante, já que muitos professores são tremendamente hostis com seus alunos.

Por quê?

Para entendermos isso antes precisamos entender o motivo dos professores serem tão hostis com seus alunos.

Um dos motivos é que ao iniciar suas aulas os professores enfrentam salas cheias com muitos alunos deficientes em matemática e física. Isso faz com que o esforço para ensinar o aluno seja muito maior e se o professor não tiver uma boa aula preparada os alunos não vão se interessar e a bagunça vai começar fazendo o professor ficar extremamente irritado.

Em muitos casos essa hostilidade aparece em forma de transferência de responsabilidade. Ao aluno fazer uma pergunta o professor responde com uma das clássicas frases: “Você não sabe isso”? “Você já deveria saber isso”.

Essa é uma forma do professor esquivar de uma explicação que ele não está preparado para ensinar. É como se um doutor em matemática tivesse dificuldade em explicar uma multiplicação porque nunca lecionou aula desse assunto e portanto nunca se preparou para tal situação.

Algumas vezes o motivo é um simples cronograma de aula que o professor tem medo de atrasar.

O interessante disso é que se o professor dar uma base sólida para o seu aluno em algumas poucas horas talvez ele esclareça a maior parte das duvidas de todos alunos da sala evitando interrupções em nas suas próximas aulas. Ou seja, as aulas futuras serão muito mais leves, tranquilas e terão um maior rendimento.Tudo isso porque ele deu um passo para trás para dar dois para a frente, mas infelizmente poucos professores conseguem enxergar dessa forma.

Outro motivo para essa hostilidade é o professor achar que como ele sofreu o aluno também tem que sofrer, se ele teve de ralar muito para aprender o aluno também tem que fazer isso. Afinal pra que facilitar se podemos dificultar não é mesmo?

Fale reservadamente

Agora que sabemos os motivos que levaram o professor a agir de tal maneira, precisamos descobrir como extrair a informação que precisamos dele.

A melhor forma de fazer isso é conversar reservadamente com seu professor, antes ou após a aula, vá até ele com humildade ressaltando suas dificuldades na matéria e questionando o que é necessário para que você tenha um bom entendimento.

Agora que você entende toda essa situação corra para tirar sua dúvidas com seu professor!

Um grande abraço e bons estudos!

Responder